Parcerias
Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo
Em 1993 a UNESCO reconheceu a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV), como parte integrante da RB da Mata Atlântica, mas com identidade própria dadas às peculiaridades do entorno de uma das maiores metrópoles do mundo. Além de São Paulo, a RBCV envolve outros 71 municípios, com população de aprox. 24 milhões de habitantes e a importância econômica correspondente a 20% do PIB.
A Oficina do Carbono é a primeira parceira da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo para neutralização de carbono, aprovada por seu Conselho Gestor em 13/8/08.
Parceira social da oficina do Carbono. Organização baseada no compromisso com práticas sustentáveis e com o desenvolvimento humano. O Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental é a antiga AHPCE – Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica, ONG com 19 anos de sólida experiência na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Apoia empreendimentos socioambientais, voltados à transformação de realidades locais, com foco no Cinturão Verde, com iniciativas de educação integral, agroecologia, serviços ecossistêmicos, conservação ambiental, resíduos sólidos, empreendedorismo social, economia solidária e comércio justo. Executa as ações de plantio dos projetos da Oficina do Carbono, com engajamento social.
Braço técnico da Oficina do Carbono. Situada em Embu-Guaçu, área de mananciais, executa Plano de Manejo de Reflorestamento, Projetos de Recuperação Ambiental, Projetos de Compensação, Atendimento a Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), Atendimento a Autos de Infração Ambiental, Laudos Fotográficos, Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental, Levantamento de Vegetação e Fauna, Manutenção do Sistema de Gestão Ambiental, Emissão de Laudos, Auxílio na Obtenção de Licenças, Licença de Operação, CADRI, Cadastro Ambiental Rural e outros.
É a faceta business da Oficina do Carbono. Promove a alavancagem das iniciativas, através da modelagem dos negócios e profissionalização dos empreendimentos. Através de visão empreendedora, elabora ações comerciais e de marketing, define processos e informatização, e viabiliza a "liga" entre os interesses empresariais, ambientais, sociais e governamentais.
PJ-MAIS
O Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social é um programa de conservação e desenvolvimento socioambiental da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) com foco na formação integral e capacitação ecoprofissional de jovens do ensino médio da rede pública, habitantes de zonas periurbanas e entorno de áreas protegidas da RBCV. Criado em 1996, com apoio da UNESCO, o programa já teve mais de 20 Núcleos em 15 cidades e formou mais de 2.500 jovens. A Oficina do Carbono executou seus projetos de Neutralização de Carbono através de bolsas fornecida aos jovens, que executam plantios e monitoravam as árvores por dois anos.